Dia da Internet Segura

08-02-2013 11:06

Esta  é a semana da Internet Segura. Neste âmbito o professor Bruno Cerqueira realizou uma sessão onde abordou o tema da segurança na internet. Esta sessão, realizada na sala A3, pelas 10:15h, foi direcionada, essencialmente, aos alunos da medida educativa CEI  e aos professores que os acompanham.

O professor Bruno começou por definir o que era a Internet e depois mostrou um vídeo que falava sobre os vírus que podem atacar o computador, como o spam, bot, worm, trojan e malware. Para evitar que estes vírus danifiquem o nosso computador devemos protegê-lo com o antivírus, mantê-lo sempre atualizado e ativar a firewall.

Deu ainda várias dicas de navegação segura na internet, como por exemplo, não fornecer dados pessoais, não fornecer senhas, não fornecer dados de cartões multibanco, não clicar em links desconhecidos enviadas por email, não executar ficheiros enviados por email de pessoas desconhecidas entre outras.

O professor Bruno traçou também os procedimentos naturais dos jovens face à internet e focou os sinais de alerta no comportamento dos jovens:

  • estar muito tempo ligado à Internet no período da  noite
  • receber chamadas telefónicas de desconhecidos
  • isolar-se da família

Por fim, o professor Bruno perguntou à plateia: Será a internet um perigo?

Todos os alunos responderam que a internet não é um perigo, mas temos de saber “navegar” em segurança…

 

Escrito por: David Parente / Raul Gomes e Profª Ana Esteves